Sobre "Um Homem Sério"

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Há alguns dias assisti a este que é um dos 10 indicados ao Oscar de Melhor Filme (título original: A Serious Man, dos irmãos Coen). Abaixo segue o trailler e depois algumas palavras sobre ele:



É um filme estranho. Muito estranho. Esquisitice ao nível de Barton Fink, também dos irmãos Coen. Trata, após um prólogo que não deve fazer nenhum sentido para goys como eu, de um trecho da vida de Larry Gopnik, pacato professor judeu, marido e pai de 2 filhos. Sua vida já não ia muito bem, mas de repente sua mulher diz que quer se divorciar dele. Daí em diante é ladeira abaixo, com seu desespero cada vez maior, consulta a rabinos (um deles é vivido pelo ator que faz o Howard Wolowitz em The Big Bang Theory), mensagens em dentes(!), ameaças de um aluno oriental, dívidas etc. etc. etc.

Michael Stuhlbarg tem uma atuação convincente como Larry, mostrando bem seu desamparo cada vez maior, ainda que o que esteja acontecendo com ele não seja tão trágico assim (como menciona seu irmão em um trecho do filme). O resto do elenco também parece atuar bem. Uma pena que não consegui aproveitar nenhuma das referências à cultura judaica (mais uma coisa na qual preciso me aprofundar), especialmente o prólogo que, espero, deve ter algo a ver com o resto da trama.

O problema do filme é o seu final. Se é que se pode chamar de final, pois a meu ver não existe um: ele simplesmente termina no meio dos acontecimentos. Seria mais uma referência ao judaísmo que não captei? Se for genial, peço que os Coen me desculpem, mas o fato é que não gostei (do final, quero dizer).

No cômputo geral é um bom filme, mas vou dar apenas nota 7. Creio que a película ganharia mais com um encerramento menos hermético.

(originalmente publicado em meu outro blog, A Pessoa Comum)

Comments

3 Responses to “Sobre "Um Homem Sério"”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Pri - de Lacinho disse...

Oi Mulatinho!

Vc não vai acreditar, mas uns 2-3 meses atrás eu achei seu blog, comecei a ler, e passei um sábado inteiro lendo ele inteirinho! Desde o anterior lá que vc tinha... tudinho!

Adorei! Parabéns pela sua família linda! Vibrei com as "gravidezes" :D

Na verdade achei seu blog pelas buscas, estava procurando informações sobre a Caixa (tinha passado, prestes a assumir e procurando informações). Agora sou sua colega, hehehe.

Adoro seus posts, continua escrevendo aqui hein?!

Sei que devia ter escrito antes né... mas sei lá, antes tarde do que nunca :D

bjosssss

22:05
Pri - de Lacinho disse...

Ahhh, não li esse post, porque ainda não vi o filme (fujo igual doida de spoilers, hahaha), tá na vez aqui, tô fazendo uma maratona dos indicados ao Oscar... faltam só 3 pra eu ver...

22:12

Puxa, muito obrigado mesmo! Seja bem vinda à empresa e obrigado por ler as besteiras que escrevo por aqui.

Antigamente escrevia muito mais, mas de vez em quando ainda posto umas palavrinhas.

Volte sempre!

22:13