O primeiro semestre letivo do Marco Antônio

sábado, 18 de julho de 2009

Chegaram as férias do meu filho Marco Antônio - aos que não lembram ou são novos por aqui, ele tem com 4 anos e está vivendo seu primeiro ano letivo. Compartilho com vocês, leitores, um texto em que sua professora faz uma espécie de resumo do que achou e vem achando do avanço dele:

Marco Antônio é uma criança muito esperta, comunicativa e carinhosa. Desenvolveu muito neste bimestre nas atividades em sala. Só precisa trabalhar mais a sua atenção e concentração nas tarefas propostas em aula.

Teve uma grande evolução na escrita. Antes, não tinha coordenação motora, não identificava nenhuma letrinha e mostrava-se inseguro nas tarefas realizadas. Hoje, já é capaz de identificar as letras (consegue associar som com a grafia), escreve seu nome com mediação oral da professora e mostra-se um pouco mais seguro. Reconhece as vogais, as letras do alfabeto e algumas famílias silábicas estudadas. Para escrever o alfabeto, precisa de constante mediação da professora. Precisa trabalhar mais na sua concentração em aula, pois se distrai com muita facilidade, o que vem atrapalhar seu desempenho.

Nas atividades lógico-matemáticas consegue contar de 0 a 15 e representar seu valor numérico e sua quantidade. Em alguns momentos mostra-se confuso. Já aprendeu as definições maior/menor, grosso/fino, dentro/fora, longe/perto, em cima/embaixo, comprido/curto e pesado/leve.

Em natureza e sociedade já tem entendimento sobre regras básicas do trânsito, meios de transporte. Aprendeu também sobre membros das famílias. Já reconhece as partes do corpo e suas funções.

Já identifica as cores e seus desenhos estão com traços mais fortes. Observa-se um interesse muito grande somente pela cor laranja.

Sua linguagem oral vem progredindo muito. Adora conversar com amigos e histórias. Mas há um interesse maior nas músicas dadas em sala.

Marco Antônio está atingindo os objetivos propostos.

Dificuldades de atenção, distração constante? Esse garoto tem mesmo o meu sangue correndo nas veias. Mas piadinhas a parte, é muito legal acompanhar a evolução do moleque, que não é perfeita, e nem deveria ser.


Comments

One response to “O primeiro semestre letivo do Marco Antônio”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Lívia Nunes disse...

Interesse somente pela cor laranja?! Isso é ótimo, adoro essa cor. rs Nem peguei o relatório desse semestre do Jean, mas tenho certeza que vai ter algo do tipo: infelizmente o aluno vem perdendo muitas aulas, o que pode atrapalhar o andamento do seu aprendizado.

Adoro seu filho, ele é um menino muito legal. Jean gosta dele.

19:19