Minhas impressões sobre o Oscar

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Melhor Filme: Achei Slumdog Millionaire um filme bem comum, com uma história até certo ponto bacana, contada de uma maneira também bacana, mas está longe de ser isso tudo. Dos 5 indicados assisti 4 e meio (a legenda de Milk resolveu ficar fora de sincronia bem no meio da exibição), e meu escolhido seria O Curioso Caso de Benjamin Button, com sua história tocante (ainda que um pouco longa demais) e maravilhosa realização. Achei Frost/Nixon um filme bem entediante, que só começa a ficar legal quando o Nixon afunda, mas isso é lá pelo final. Além disso, não gosto de ficar com a impressão de que os acontecimentos na tela foram totalmente inúteis, e isso acontece no filme: tudo que se passa antes do último dia de entrevistas não tem nenhuma relevãncia para o resultado alcançado por elas. Quanto a O Leitor, fiquei meio confuso com as passagens de tempo, além de poder dizer que achei a história meio boba. Já a metade de Milk que vi seguia um caminho bem convencional, e nem mesmo as ceninhas de beijos homosexual parecia trazer nada de novo.

Melhor Ator: Dos 5 só não tive a oportunidade de ver o desempenho de Richard Jenkins em The Visitor. A atuação de Sean Penn é bem bacana, pode-se notar seus pequenos gestos, suas pequenas nuances, os detalhes que fazem desse cara um atorzaço. Mas creio que eu daria o prêmio ao Mickey Rourke, e sua entrega absurda ao papel de Randy "The Ram" Robinson, em O Lutador. A segunda cena dele antendendo no balcão dos frios, quando é reconhecido, bem, trata-se de algo memorável, difícil de esquecer. Quanto ao Brad Pitt, não posso negar que sua atuação foi muito boa, mas em grande parte do filme fica difícil saber se é ele ou se são os efeitos visuais que estão interpretando. Já Frank Langella parece realmente incorporar seu interpretado (digo parece pois, ao contrário do povo americano, não tenho nenhuma referência sobre Richard Nixon), mas como trata-se de uma figura muito odiada pelo país, sua atuação acabou sendo pouco celebrada.

Melhor Atriz: Aqui reside minha maior derrota, já que só assisti à atuação da Kate Winslet em O Leitor. Posso dizer que a interpretação foi ótima, mas não tenho como compará-la às outras candidatas (e quero muito ver a Meryl Streep de Dúvida).

Melhor Ator Coadjuvante: Não há muito o que dizer, Heath Ledger e seu Coringa sobrenatural mereceram, e muito, o prêmio. Creio que ele o ganharia mesmo se ainda estivesse vivo. Não tenho muito a comentar sobre o Josh Brolin de Milk. Quanto ao Robert Downey Jr., bem, sua incorporação de um ator australiano incorporando um militar negro é espetacular, se não houvesse o Coringa, quem sabe... Não tive a oportunidade de assistir aos outros dois indicados.

Melhor Atriz Coadjuvante: Como eu já disse, ainda não tive a oportunidade de conferir Dúvida, portanto não posso falar sobre as atuações de Amy Adams e Viola Davis. Das outras 3, Penélope Cruz realmente foi a melhor, a mais linda, a com a voz mais musical, a mais sensacional, enfim, eu sou louco por essa mulher. Taraji P. Henson fez uma mãe adotiva correta para o Benjamin Button (quem sabe se não fosse o Robert Downey Jr. interpretando não ficasse bem melhor). Já Marisa Tomei, apesar dos peitinhos, não teve um grande papel a ajudá-la, além de ser sempre ofuscada pelo Mickey Rourke.

Comments

No response to “Minhas impressões sobre o Oscar”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)