Surf na web

sábado, 27 de dezembro de 2008

Leituras aleatórias:

- (...) a maioria tem a ver com a morte do trema. Abolido em Portugal desde 1946, esse sinal diacrítico tem seus simpatizantes, mas representa o menor dos problemas que aguardam os brasileiros nessa fase de transição ortográfica. Isso porque se trata de uma regra cristalina e, sobretudo, sem exceção: cinquenta, linguiça, delinquente, equidade, sequestrador… Basta abolir os dois pontinhos horizontais de tudo (menos, claro, de vocábulos estrangeiros, que estão sujeitos a outras regras) que não há como errar. (O trema vai-se tranquilamente, em que Sérgio Rodrigues fala sobre a nova reforma ortográfica).

- Dito isso, eis o que um literato com sérias restrições orçamentárias (que é o meu caso e imagino que seja o caso de muita gente por aí) deve fazer: pesquisar bastante e, mais que isso, acompanhar as promoções ― mas monitorar mesmo ―, principalmente nas lojas eletrônicas. (O guia do consumidor de livros, em que Rafael Rodrigues dá dicas para pessoas que, como eu, têm compulsão em gastar/investir dinheiro com/em livros).

- De um lado, os democratas defendem um plano de empréstimo calculado em US$ 25 bilhões para as montadoras sediadas em Detroit, de outro, o pacote sofre a oposição de parlamentares republicanos. Agora, pergunto a todos: como empresas focadas no lucro e nascidas no berço do capitalismo, querem dividir os prejuízos com a sociedade? Vejo um enorme perigo do governo perpetuar esse modelo que “estatiza” a ineficiência. (Em O capitalismo americano já não é mais o mesmo, Julio Sergio, via blog da HSM, faz uma pequena análise sobre o modo como o governo americano vem lidando com a crise financeira).

- Quando você desenvolve o hábito de investigar seus próprios pensamentos, aos poucos percebe que eles são muito impermanentes e engraçados. Você está muito mal, de repente um cheiro muda tudo. O que era divertido ontem pode soar chato hoje. Às vezes nem mesmo sabemos como chegamos a determinado assunto. (Em Como lidar com a agitação mental, Eduardo Fernandes tenta ajudar quem, como eu, tem pensamentos que atropleam outros pensamentos, que por sua vez são originados por uma cadeia de 10 pensamentos anteriores.)

Comments

No response to “Surf na web”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)