domingo, 17 de outubro de 2004

Visitando uma Livraria Saraiva lá no Rio, dei de cara com o mais recente livro da Clarah Averbuck, Vida de Gato. De volta a Campos, sentei para lê-lo.

Para quem não sabe ou não se lembra, a Clarah é a dona do Brazileira!Preta, blog que durante alguns anos foi fonte de ótimas leituras, mas atualmente é raramente atualizado. O blog era sobre a vida de Clarah, que nada tinha de comum. Além disso, não era escrito no formato, digamos, "querido diário...". Não, era escrito com força, com colhões.

E isso nos traz de volta ao livro. Bem, o livro parece ser uma continuação, ou melhor, um revival do blog. Não que isso seja uma coisa ruim mas era de se esperar mais, muito mais. Para alçar vôos mais altos Clarah terá que escrever sobre coisas mais diversas, inventar, imaginar, pois assim como seu primeiro livro, quem já está familiarizado com o blog conhece a história. Além disso, como disse o Marcelo Mirisola na quarta capa do livro, ela precisa se livrar do encosto do Fante. Nada contra, mas John Fante é John Fante e Clarah Averbuck é Clarah Averbuck.

Se bem que, assim como escrevi no texto sobre o primeiro livro da Clarah (que linkei ali em cima), se você não está familiarizado com nenhuma das referências citadas (blog, Fante), vale a pena adquirir o livro e devorá-lo.

Mas Clarah, na boa, você precisa voar mais. Aguardo seus próximos trabalhos.